terça-feira

Clareamento Dental

Quase todas as pessoas, que têm dentes naturais e permanentes, podem ser candidatos ao clareamento dental. O dentista poderá avaliar sua saúde bucal e recomendar o método de clareamento que é mais adequado para você. Dependendo do tipo e da gravidade das manchas, a sugestão poderá ser um ou mais dos seguintes tratamentos:
• Uma limpeza profissional para a remoção de manchas externas causadas por alimentos e pelo tabaco.
• Clareamento (no consultório ou em casa) de manchas mais teimosas ou amareladas.
• Facetas de porcelana para restaurar dentes irregulares e danificados, ou para obter outros resultados específicos.

Pergunte ao seu dentista qual a técnica de clareamento mais indicada para você.

• Dentes amarelados reagem melhor ao clareamento: no entanto os dentes amarronzados ou acinzentados, raiados ou mosqueados - devido à tetraciclina ou excesso de flúor - podem não clarear uniformemente.
• Pessoas com doenças periodontais ou que possuem dentes particularmente sensíveis provavelmente deveriam evitar técnicas de clareamento com substâncias químicas.
• Se houver restaurações da própria cor natural dos dentes, coroas, jaquetas ou facetas em seus dentes incisivos - o clareador não alterará a cor desses materiais, e ficarão aparentes no seu sorriso recém clareado. Nesse caso o dentista verá o que é melhor para você.

Clareamento caseiro: é realizado com moldeiras personalizadas e géis com uma concentração menor, para que não agrida os tecidos moles. O dentista realiza uma moldagem da arcada dentária e confecciona uma moldeira que encaixa perfeitamente nos dentes. Essa moldeira não serve para outra pessoa, pois é personalizada. O resultado do clareamento caseiro é bastante satisfatório e costuma ter uma maior longevidade. O paciente fica em média 2 semanas fazendo o tratamento que pode durar 1h por dia (dependendo da concentração do gel).
Tempos atrás existiam géis clareadores que o paciente tinha que dormir com a moldeira. Isso gerava uma taxa de sensibilidade maior devido ao tempo de contato do gel com o dente. Atualmente existem géis que possibilitam uma duração menor diária, evitando uma maior chance de sensibilidade e tendo um ótimo resultado.

Clareamento no consultório: é realizado com géis clareadores com concentrações mais altas, podendo causar injúrias na gengiva se não estiver bem protegida. O dentista além de acompanhar o caso, irá isolar os tecidos moles para que o gel não entre em contato com a gengiva. Esses géis podem ser fotoativados ou não. A fotoativação serve para acelerar a ação do gel clareador. O resultado é imediato e é indicado para casos urgentes, quando o paciente não pode utilizar as moldeiras devido ao tempo maior de tratamento. Porém, após um ano comendo e bebendo normalmente (café, chá, refrigerantes), seus dentes perdem ligeiramente a cor e novas manchas aparecem. Para ter seus dentes brancos novamente você deverá repetir a sessão de clareamento.

As duas técnicas de clareamento acima são de forma extrínsecas, ou seja, realizadas por fora do dente apenas.

Para dentes com tratamento de canal finalizado e quando o clareamento extrínseco não deu um bom resultado para esse(s) dente(s), deve-se utilizar uma técnica chamada clareamento intrínseco, que é feita por dentro do dente e realizada também no consultório sob supervisão do dentista.

Cada pessoa responde de maneira diferente a cada tipo de clareamento. Algumas respondem bem, enquanto outras, com dentes acinzentados ou outro tipo grave de descoloração, necessitam de facetas laminadas de porcelana para obter os sorrisos que sempre desejaram. Apenas o dentista pode determinar o que é melhor para você.

Resultado do clareamento apenas na arcada superior, para que a paciente pudesse observar a diferença com maior nitidez.

Nenhum comentário: