segunda-feira

Aparelhos Estéticos


A estética odontológica participa de forma muito valiosa nos tempos atuais, devido à busca pelos padrões de beleza e à supervalorização da imagem na sociedade contemporânea. Um sorriso atrativo apresenta um papel importante para acentuar a auto-estima e para a aceitação no meio social.

A ortodontia, área da odontologia especializada em corrigir o posicionamento dentário e simetria facial através de aparelhos metálicos fixos e removíveis, é muito questionada pelos pacientes acima dos 25 anos de idade quanto à estética. Muitos se sentem constrangidos e acanhados ao terem que usar um aparelho fixo metálico. Na maioria dos casos são pessoas em que o trabalho necessite que elas lidem com o público ou onde sua imagem é muito importante para o meio comercial. Tempos atrás era muito comum ver crianças com bastante entusiasmo ao ter que usar aparelho ortodôntico fixo metálico. Nos dias de hoje, já é possível observar em algumas delas certo bloqueio quanto ao uso desse material.

Com o avanço da tecnologia, fabricantes de produtos ortodônticos lançaram no mercado, braquetes estéticos com o intuito de atender a população em busca dos padrões de beleza.

Além dos braquetes metálicos, os braquetes estéticos podem ser de policarbonato, porcelana ou safira (transparente).

Os braquetes de policarbonato são feitos de um material plástico tipo resina, sendo o de menor resistência, com maior probabilidade de quebras e perdas de braquetes. Pode oferecer uma relação custo-benefício inicial, porém devido aos problemas recorrentes, corre o risco de elevar o custo durante o tratamento.

Os braquetes cerâmicos são mais resistentes e mais fortes do que os de policarbonato. Esteticamente, é um material superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca do que os de Safira.

Já os braquetes de Safira (mineral mais resistente depois do diamante. Dureza 9.0) apresentam um custo mais elevado, porém entre os estéticos são os melhores, devido à sua resistência e translucidez (transparência). Vários atores utilizam esse tipo de aparelho. É imperceptível.

Se você acha que tem necessidade de usar aparelho, mas tem vergonha de usar ou acha que pode atrapalhar a sua imagem, os braquetes estéticos são os melhores para o seu caso.

Nenhum comentário: