quarta-feira

Bactérias da boca podem causar danos ao coração???

Inflamação gengival
É verdade! Podem sim!

Pessoas que tenham alguma predisposição a problemas cardiológicos e que estejam com alguma doença periodontal (gengiva inflamada, perda óssea, dentes moles) ou infecções dentárias por estarem com algum dente que necessite de tratamento de canal, aumentam o risco de sofrerem algum problema cardíaco. Quando a infecção está presente na boca, algumas bactérias específicas podem “caminhar” para a corrente sanguínea e chegar facilmente ao coração.
 
Não necessariamente vai ocorrer um problema, porém o risco de acontecer aumenta quando alguma infecção está presente. Bactérias mais agressivas e principalmente quando presentes em grande quantidade podem comprometer até mesmo um indivíduo saudável, sem problemas cardíacos predisponentes.

Além disso, pacientes com deficiência de higiene oral pode predispor a uma bacteremia (presença de bactéria na corrente sanguínea) transitória e servir de foco de infecção para endocardite bacteriana. A endocardite bacteriana é uma infecção que ocorre nas válvulas cardíacas ou nos tecidos do coração.
 
Periodontite
Para evitar este problema, basta visitar o dentista regularmente, e principalmente, tratar dos problemas bucais removendo as cáries, retirando os cálculos e tratando dos dentes que necessitem de tratamento endodôntico (de canal). Dessa forma, reduzem-se os riscos de terem algum problema cardíaco.
 
Portanto qualquer pessoa que tenha ou já teve algum problema cardíaco, deve informar ao profissional de saúde, seja ele médico ou dentista.

Além do tratamento restaurador, é de extrema importância manter uma higiene bucal adequada com escovação e o fio dental para evitar o acúmulo de placa, o que gera a inflamação da gengiva.

O ideal é que se faça uma visita de manutenção ao dentista de 6 em 6 meses para que seja feita uma nova avaliação com limpeza e remoção de tártaros. Para aqueles que têm dificuldade de manter uma boa higienização, esse período de visita pode ser reduzido de 6 meses para 3 ou 4 meses. O dentista é quem irá determinar de acordo com o caso.

E não se esqueça... A saúde começa pela boca!

Sorrisos!