terça-feira

Mito ou Verdade: Antibióticos enfraquecem os dentes?

“Doutor, meus dentes estão bastante cariados porque eu tomei muito antibiótico quando era criança.”

Seja por falta de conhecimento ou uma desculpa para o descuido com os dentes, a frase acima é muito pronunciada pelos pacientes no dia-a-dia da clínica odontológica.

O fato é que os antibióticos não enfraquecem os dentes!
Mas, de qualquer forma, é preciso entender que alguns antibióticos infantis podem sim contribuir para o surgimento de cáries e de manchas nos dentes.

Antibióticos causam cáries?
Não. Mas saiba que esses medicamentos (os xaropes principalmente), contêm muito açúcar, fator que contribui para o surgimento das cáries. A intenção é facilitar a ingestão do medicamento, afinal de contas, qual criança não gosta de doce?

Manter uma higienização adequada, redobrando os cuidados quando a criança está doente é essencial para a prevenção de cáries. É natural que neste período haja um descuido maior com a higiene oral, principalmente por parte dos pais, favorecendo o aparecimento das cáries em um paciente susceptível, somando com a alta ingestão de açúcar e higienização bucal precária.

Antibióticos podem causar manchas nos dentes?
Geralmente não. Somente os antibióticos do grupo das tetraciclinas que podem causar manchas nos dentes, porém o grau das alterações depende da época da administração, da dose e da duração do uso do medicamento. Este medicamento deve ser evitado durante a gravidez e em crianças durante a fase de formação dos dentes, a fim de evitar o aparecimento de manchas, principalmente nos dentes permanentes.

Siga a recomendação!
Escove os dentes após cada administração de xaropes açucarados sejam eles antibióticos ou antiinflamatórios, além de escovar após as refeições e antes de dormir. É uma medida simples e muito eficaz.

Agora você já sabe que os antibióticos não enfraquecem os dentes e não são os causadores de cáries.

Abraços!