sexta-feira

Próteses Removíveis (Dentadura e Roach)

Uma prótese é um componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos sequelados por amputações, traumáticas ou não. Esta é uma definição geral de prótese, seja ela odontológica, ocular, auricular, ortopédica etc.

As próteses odontológicas são destinadas a restabelecer a função mastigatória e estética dos dentes perdidos. Uma boa mastigação dos alimentos é fundamental à saúde, pois propicia uma melhor digestão, aumentando a absorção de nutrientes. Por isso conhecemos aquela famosa frase “A saúde começa pela boca”. Realmente é verdade. Uma dieta rica em nutrientes é essencial, mas nada adianta se não houver uma boa mastigação dos alimentos. A ausência de dentes e maloclusões dentárias são grandes interferentes.

A prótese PARCIAL removível (vulgarmente conhecida como Roach) pode ser vista como uma dentadura parcial, com grampos metálicos que abraçam alguns dentes, podendo oferecer uma melhora na fixação e na estabilidade. Esta prótese está indicada quando o paciente possui dentes na arcada. Por ter uma armação metálica, alguns grampos podem aparecer durante o sorriso, caracterizando em um resultado antiestético. É uma alternativa econômica para o paciente, quando se trata da perda de um ou mais dentes na arcada.

Já prótese TOTAL removível (dentadura) é indicada quando há perda de todos os dentes da arcada (superior e/ou inferior), muito comum (ainda) na terceira idade.


É importante ressaltar que algumas pessoas podem apresentar certas dificuldades para se habituar. Não se assuste!

Geralmente o paciente leva mais tempo para se adaptar com a prótese inferior em relação à prótese superior, porém quanto mais utilizar, mais rápido será o processo de adaptação. No início, pode ser que sinta alguma diferença na fala ou relatar “algo estranho na boca” devido à falta de costume, porém com o tempo, o nosso organismo vai se acostumando. Em alguns casos, a terapia fonoaudiológica é recomendada.

A perda do dente leva a uma reabsorção óssea (perda óssea) nesta região que tende a aumentar ao longo do tempo. Em um quadro de ausência total dos dentes, essa perda óssea se torna generalizada e contínua.

Alguns casos específicos onde houve uma perda óssea extrema (provavelmente pela ausência de dentes durante anos), a fixação da dentadura pode se tornar um caso complexo, principalmente na arcada inferior (mandíbula), onde os músculos ao redor da língua e da bochecha podem fazer com que essa prótese (com pouca retenção) se desloque facilmente. Essa é uma grande queixa de quem faz uso de dentadura. Sendo assim, a solução para casos como esse é a fixação dessas próteses através de implantes (parafusos de titânio) colocados dentro do osso.

Mesmo que a dentadura seja bem cuidada, recomenda-se a troca a cada cinco anos (em média), pelo desgaste natural, o que pode alterar a altura de mordida, podendo provocar dores de cabeça devido a alterações na ATM (Articulação Temporomandibular).

O tecido gengival é muito delicado, sensível, e as dentaduras são materiais rígidos. Elas poderão provocar pequenos machucados na sua boca, principalmente na fase de adaptação, por isso a visita regular ao dentista é extremamente importante, para que ele possa fazer uma avaliação dos tecidos moles e os ajustes necessários na prótese caso haja algum incômodo.

A higienização sempre foi um fator muito importante na saúde oral, principalmente quando existe prótese, pois entre a “gengiva” e a dentadura existe um “micro espaço” que é favorável à proliferação de bactérias. É muito comum observar fungos nessa região em pacientes que não tem costume de tirar a prótese para higienizar.

Quem pensa que pelo fato de não ter mais dentes não terá que se preocupar com a higiene bucal está completamente enganado!

Portanto crie um hábito de sempre limpar sua prótese com uma escova macia após as refeições. Procure tirar a prótese ao dormir por pelo menos três vezes durante a semana. Além da higienização da prótese, escove sem força com uma escova macia a gengiva também. Recomendo que utilize uma escova macia somente para a higienização da prótese.

Existem diversos produtos específicos para higienização das próteses, mas não substituem a escovação diária. Faça bochechos com anti-séptico bucal de preferência sem álcool. E não se esqueça de higienizar a língua podendo escová-la com uma escova de dente com cerdas macias ou então utilize um limpador de língua, que pode ser encontrado em farmácias ou hipermercados.

Ressalto que esses cuidados sempre que possível devem ser tomados para qualquer tipo de prótese, seja ela removível total (dentadura) ou removível parcial a grampo.

Se a sua prótese está desconfortável e te incomoda ou pela estética ou pela falta de fixação, procure um dentista para que seja feita uma avaliação criteriosa e assim, resolver o seu problema.

Abraços!