sábado

Pasta de dente. Qual é a ideal?

Muitos pacientes me perguntam qual pasta de dente é a melhor.

Basicamente todas são “iguais” por terem em comum sua função principal, que é facilitar a limpeza através da escovação e o combate à cárie através do flúor.

Existem diferenças entre modelos e fabricantes, porém o flúor é uma composição básica presente nas pastas.

Algumas pastas têm a adição de composições específicas para cada tipo de tratamento, mas é importante deixar claro que essas composições são coadjuvantes no tratamento do problema e devem ser utilizadas quando indicadas pelo seu dentista.

Para as crianças, existem pastas específicas com concentrações menores de flúor do que as pastas normais, pois a ingestão de grandes concentrações de flúor durante a infância pode causar alguns problemas à saúde da criança, além de manchas nos dentes.

Algumas pastas possuem abrasivos que em excesso pode causar algum dano à estrutura dental. É importante estar atento às composições presentes descritas nas caixas das pastas dentais. Qualquer dúvida consulte seu dentista.

Além disso, vale ressaltar que a pasta de dente não faz milagres! Se a escovação não for bem realizada, não adiantará (sem esquecer o fio dental, é claro!).
O ideal é que a higienização seja feita após qualquer refeição, mas também não adianta escovar 10 vezes ao dia se a escovação não está sendo feita da forma correta.

Por isso sempre alerto quando percebo alguma dificuldade na higienização dos pacientes que retornam às consultas após a orientação, para que depois de escovar, fazer uma inspeção em frente ao espelho para verificar se realmente limpou e se está tudo ok! Caso tenha percebido alguma região que não foi bem limpa, escove novamente. E caso alguma alteração permaneça, torne a procurar o dentista.

Escovação não é força, é jeito! Bochechos com colutórios bucais após as escovações também são coadjuvantes, ou seja, também ajudam a prevenir a cárie. Dê preferência às soluções sem álcool e que tenham flúor.

Tome cuidado com produtos que prometem muita coisa. O marketing é uma ferramenta muito forte nos tempos atuais.

Sendo assim, a pasta dental ideal é aquela que contém flúor, independente da marca e sabor.

Abraços e tenha uma boa escovação!