quarta-feira

Recomendações Pós-Extração

Após extrair um dente, é importante seguir algumas recomendações básicas a fim de evitar dores, infecções, incômodos, entre outros incovenientes durante a cicatrização. Portanto fique atento às recomendações abaixo:

• Faça compressão (morder) com gaze ou algodão durante os primeiros 30 minutos;
• Coloque gelo durante as primeiras 24h. 15min de gelo com 10min de intervalo no mínimo;
• Não bocheche nas primeiras 24horas. Pode provocar hemorragia;
• Não fume;
• Não se deite após a cirurgia nem faça esforços físicos ou abaixe muito a cabeça;
• No dia da cirurgia e no dia seguinte, durma com um travesseiro alto, mantendo a cabeça acima do nível do corpo;
• Procure dar preferência aos alimentos pastosos ou líquidos, frios ou gelados, pois ajuda a reduzir o inchaço, ajuda na cicatrização e evita alguma infecção por restos alimentares;
• Tome os medicamentos prescritos pelo cirurgião-dentista;
• Mantenha uma boa higiene do local utilizando um colutório nos dias seguintes à extração. Não faça bochecho. Banhe o local, deixe em contato mais ou menos por um 1 minuto e depois jogue fora;
• Em caso de pequena hemorragia, morda e mantenha pressionada uma gaze. Se não melhorar, procure o dentista ou um posto médico;
• Tendo febre alta, inchaço na região e outras anormalidades, comunique seu dentista com urgência.
• Caso a dor não passe com os medicamentos prescritos, procure seu dentista.

sexta-feira

O que são Implantes Dentários?

Implantes dentários são suportes ou estruturas de titânio posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

São as opções para a substituição de dentes ausentes ou muito destruídos. Um implante dental oferece conforto e estabilidade e, em virtude do dente artificial que ele suporta, é a restauração que mais se aproxima de um dente natural.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos, ápices alveolares pouco pronunciados ou aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Uma vantagem dos implantes é não ser necessário preparar ou desgastar os dentes vizinhos para apoiar os novos dentes substitutos no lugar, além de retardar a perda óssea natural que ocorre nas áreas onde os dentes foram extraídos.

Os implantes são “âncoras” fabricadas que parecem cilindros ou parafusos. São substitutos artificiais das raízes dos dentes naturais. Podem ser usados na mandíbula e na maxila. São feitos de titânio e de outros materiais biocompativeis ao corpo humano. Encaixam-se no osso da maxila/mandíbula e ao tecido gengival para se tornar uma base estável para um ou mais dentes artificiais feitos sob medida, chamados de coroas dentais.

Os implantes dentais têm sido usados por várias décadas. Pacientes de todas as idades escolheram implantes dentais para substituir um único dente ou para suportar próteses totais ou parciais. Não é de se surpreender. Implantes dentais e suas coroas ajudam a restaurar a capacidade de mastigar os alimentos. Ajudam a levantar um rosto que, caso contrário, poderia parecer afundado por causa da falta de dentes. Diferentemente das próteses, os implantes e as coroas não são retirados para ficar de molho à noite e limpeza. Não são necessários adesivos.

A perda de um ou mais dentes, acelera o processo de reabsorção (perda) óssea, devido a falta de estimulo ósseo. Em pacientes que utilizam próteses totais (dentaduras), a perda óssea costuma ser bastante severa, principalmente na região inferior (mandíbula), dificultando a retenção da prótese. Essa perda óssea é contínua e muitas vezes as próteses acabam acelerando o processo de reabsorção óssea.
O implante retarda essa perda, estimulando o osso ao redor, alem de auxiliar na fixação das próteses, resolvendo o problema das próteses “frouxas”, onde o paciente tem bastante dificuldade para falar e mastigar, assim devolvendo a confiança e segurança. Essas próteses sobre os implantes, continuam sendo removíveis, para possibilitar a higienização da prótese e dos implantes, porem quando encaixada não fica “frouxa’ na boca.

Como funcionam os implantes dentários?
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável aos dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala. Esta segurança ajuda as dentaduras parciais e pontes, assim como coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

É possível que no mesmo dia da instalação do implante, o paciente vá para casa com uma restauração provisória fixada no implante, favorecendo a estética.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.
Quem é um bom candidato para tratamento com implante? Você pode ser, se estiver em bom estado de saúde e apresentar gengivas saudáveis e osso adequado para suportar um implante. Você deve estar comprometido com uma ótima higiene bucal para manter sua boca saudável e disposto a agendar consultas regulares com seu dentista. Pergunte ao seu dentista se os implantes são uma boa opção terapêutica para você.























Fonte: www.colgate.com.br